Cuidar-nos em comunidade

Muito se fala de cuidados e autocuidados. Mas como podemos sementar estas práticas no quotidiano quando à nossa volta imperam os ritmos acelerados, a desconexom com os sentires, o anestesiamento do corpo, os automatismos, a preponderância do externo frente ao interno, o esfarelamento dos vínculos? Como fazê-lo sem companhia que acolha e fortaleça, que sustente e que nos faga avançar? Sem a tribo?

É com muita alegria que voltamos a oferecer esta proposta com a que recolhemos tam bons frutos no 2021!

Sete encontros para facilitar a construçom da urdume de cuidados que tanto precisamos. Através do círculo de palavra, da música e do movimento abordaremos diferentes dimensons a cultivar para enraizarmos os cuidados no plano pessoal e coletivo.

Convidamo-vos a inscrever no corpo vivências de (auto)cuidados que nos ajudem a atravessar estes tempos convulsos e a seguir trilhando caminhos cara a umha vida e umha sociedade de bomtrato.

Um espaço-tempo para sentir-nos, para descansar, para partilhar, para regenerar-nos, para deixar-nos ser. Com a ternura e a companhia como abonos para ajudar-nos a florescer.

Este obradoiro busca proporcionar-te…

– um tempo-espaço para escutar-te e conectar com o teu corpo e emoçons em companhia, num clima de segurança e bomtrato.

-sacurdir os mandatos, prescriçons e hábitos que impedem identificar e satisfazer as tuas necessidades.

– ajuda para atopar um lugar interno e externo de acolhimento, no que poidas aliviar-te, conter-te, regenerar-te e imbuir-te de inteireza e força quando o precises.

– encorajar-te a tratar-te com ternura, respeito e com*paixom.

– conectar com àquilo que te produz ledicia, tratando de incorporá-lo no teu dia a dia.

– oportunidades para exercitar-te na presença assertiva de modo a defender os teus limites e conquistar o teu lugar no mundo.

– afiançar laços com otras pessoas, dispondo-te para a vinculaçom, a interdependencia e a co-criaçom de práticas de (auto)cuidado.

– participar numha proposta cuidadosamente preparada para despertar sensaçons de agrado e leveza, mas sem a obriga de sentir-te bem nem de fazer nada que nom te ressoe ou apeteça.

– ser e estar em grupo com o que trazes (sentires, estados de ânimo, experiências), desde a confiança em que será um fator de enriquecimento coletivo e que fará única e irrepetível esta viagem.

Como se vai desenvolver o obradoiro?

Mediante umha sessom semanal durante os meses de abril e maio em horário de 19:30 a 21:30h. No total teremos 7 sessons que teram lugar na Casa Comunitária Aluandê (R/ das Cancelas, 77, baixo, Compostela).

A quem vai dirigida essa proposta?

O espaço estará reservado a mulheres, pessoas nom bináries e com identidades de gênero dissidentes. O grupo será reduzido (máximo 9 pessoas).

Qual é a achega econômica?

O obradoiro pode ser realizado ao completo (7 sessons), um único mês (3 sessons em abril, 4 em maio). A continuaçom detalhamos o custe de cada umha das modalidades:

Modalidade A – curso completo 60€

Modalidade B – um mês (abril ou maio) 35€ cada

Se tens interesse na proposta mais nom podes fazer esta achega econômica, contata-me com toda a confiança. Dispomos de opçom de pago reduzido/adaptado e facilidades de acesso para pessoas racializadas, migrantes, identidades de gênero dissidentes e pessoas com economias precarizadas.

Que é necessário para participar?

Ganas de partilhar um espaço de nutriçom ademais de roupa cómoda, peugas antideslizantes e auga. Nom é necessário saber dançar nem ter experiência prévia com nenhuma prática corporal.

Como podo inscrever-me?

Contactando-me no 687 368 314 ou [email protected] indicando o teu nome, telefone e email (caso seja a tua primeira vez nas nossas atividades) e a modalidade na que te queres inscrever.